disponível em <https://www.passosmgonline.com>acesso em 30/05/2013 as 18h30min
Essa
declaração ocorreu na Espanha entre o dia 7 e 10 de junho de 1994, com a
finalidade de reafirmar o compromisso pré – estabelecido com o projeto Educação para Todos.
Garantindo
assim a oportunidade para crianças e
jovens com deficiências se tornem parte integrante do sistema educacional
regular.
Buscando
melhoria ao acesso a educação para a maioria daqueles cujas necessidades
especiais ainda se encontram desprovidas.
Mostrando
que o envolvimento e participação ativa dos governos, comunidades, sociedades,
pais e organizações não-governamentais é extremamente importante para que
ocorra uma educação inclusiva, suprindo toda a necessidade dessas pessoas seja
fora ou dentro da escola.
Esse
documento tem como ponto fundamental mostrar e declarar o direito de toda
criança a ter uma educação de qualidade, dando assim a oportunidade de atingir
o manter o nível adequado de aprendizagem.
Todos
que tem necessidades educacionais especiais devem ter acesso á escola regular.
A
pedagogia deve ser centrada na criança sendo assim capaz de satisfazer e suprir
suas necessidades.
As
escolas regulares que são inclusivas que tem possuem orientação e meios
adequados para combater atitudes discriminatórias criando comunidades
acolhedoras, construindo uma sociedade inclusiva e alcançando educação para
todos, promovendo uma educação efetiva á maioria das crianças e aprimoram a
eficiência.
PAPEL
DO GOVERNO
Outro
ponto importante é a importância do governo que tem por obrigação de se
preocupar e investir nas escolas dando suporte financeiro e material para que a
escolas possa desempenhar seu papel e que estejam aptas para incluírem
crianças, independentemente de suas diferenças ou dificuldades individuais.
O
governo deve adotar em forma de lei que todas as crianças com necessidades
especiais devem ser matriculadas em escolas regulares, a menos que existam
fortes razões para agir de outra forma.
Diz
também que o governo deve investir em projetos de intercambio em países que
possuem educação inclusiva.
Promova
treinamento para professores, tanto em serviço como durante a formação, incluam
a provisão de educação especial dentro das escolas inclusivas.
PAPEL DA ESCOLA
Antes de tudo, o desenvolvimento das escolas
que são inclusivas, que oferecem serviços a uma variedade de alunos de ambas
as áreas rurais e urbanas requer maior
apoio de uma política mais objetiva e forte de inclusão.Juntamente com provisão
adequada pois essa eficácia e esforço terá condições de combater o preconceito
e criar atitudes.
Desde
já, e importante os seguintes aspectos a serem abordados para a contribuição
inclusivas e bem sucedidas na escola
como por exemplo: currículo, prédios, organização escolar, pedagogia,
avaliação e a Filosofia da escola para o aluno em tais condições especificas.
Tendo
em vista que, muitas das vezes á inclusão de crianças com necessidades
educacionais, podemos citar que são
aspectos de ampla e exclusiva não, somente a atender as necessidades mais
também servir com espécie de aprimoramento da qualidade. A declaração mundial
pela qual, afirma que, o seu objetivo é garantir a educação para todos com
intuito de negativar a exclusão
,através de sistema que se adaptam a necessidade de cada um.
É
de grande relevância o professor ter cursos extracurriculares para aprimorar
seus conhecimentos e adaptá-lo de acordo com a necessidade de cada aluno. Com
bons equipamentos eletrônicos e com isso irá ter um bom desempenho que servirá
como fator chave para o bom progresso e incluí-lo as práticas pedagógicas através de adaptações.
Na
educação inclusiva é necessário o apoio externo de psicólogos escolares, professores-consultor, fonoaudiólogos e
terapeutas ocupacionais.
Para
ocorrer o sucesso de escolas inclusivas deveria se iniciar desde a educação
infantil até os outros níveis de escolaridade.
Promover
a participação da comunidade, parceiras com o pais, auxiliando os pais de
crianças com necessidades especiais, dando suporte, informações necessária em
linguagem clara e simples.
Essa
parceria cooperativa e de apoio entre administradores escolares, professores e
pais deveria ser desenvolvida e pais deveriam ser considerados enquanto
parceiros ativos nos processos de tomadas de decisão.
Encorajando-os
a participar de atividades educacionais em casa e na escola, assim eles podem
observar técnicas efetivas e aprender como organizar atividades
extra-curriculares, para apoio da aprendizagem de suas crianças.
A
declaração de salamanca é extremamente eficaz para uma país, governo,
sociedade, comunidade, sistema educacional que deseja colocar em pratica a
educação para todos, realizando assim a inclusão de crianças e jovens com
necessidades especiais, seja deficiência física ou problemas de aprendizagem.
É
um documento muito rico que nos mostra de que forma devemos trabalhar para alcançar
tal objetivo.
Tem
deveres explícitos e caminhos sólidos para que todos alcancem êxito, seja governantes, professores, participantes
de comunidade a sociedade em geral.
Mas
se não houver interesse por parte dos governantes que administram nosso país,
dos professores que tem o papel de formar cidadãos e desfazer preconceito e da
sociedade de aceitar essa criança, nunca vamos ter uma educação inclusiva de
fato.
O
que temos hoje nas escolas é uma educação “inclusiva” exclusiva, pois as escolas tem se tornando
uma deposito de crianças com necessidades especiais.
Não
é exercido na pratica a educação inclusiva, professores são despreparados, a
sociedade vêem essas crianças como “futuros coitados”, sendo incapaz de
realizar tarefas, exercer uma profissão.
Para
alcançar uma educação inclusiva é necessário querer seguir a risca o que esta
proposta pela declaração de salamanca e trabalhar não só para estarem no índice
mais alto nas pesquisas de uma educação de qualidade e sim para transforma
vidas, famílias, sociedades.
escrito por: Renata Macedo de moura
disponivel em: >https://www.youtube.com/watch?v=nCQXg4v2ips acesso em 29/05/2013 as 16h30min
Resenha simples e clara de fácil entendimento e bastante sintética. boa fonte de pesquisa
ResponderExcluirResenha simples e clara de fácil entendimento e bastante sintética. boa fonte de pesquisa
ResponderExcluirMaterial importante para estudo na área da educação especial, de fácil interpretação, a qual nos auxilia em pesquisas, capacitações...
ResponderExcluirMuito boa essa resenha.
ResponderExcluirResenha muito bem explanada. Dando ênfase aos aspectos do desassistidos aluno, que mesmo estando matriculado como aluno incluso, não tem uma educação de qualidade, apenas um número.
ResponderExcluirComentário pertinente ao que buscava. Excelente documento!!
ResponderExcluirexcelente...
ResponderExcluirA lei é o o princípio para a transformação da sociedade de um modo geral. Mas até chegar a ser cumprida muitas lágrimas caem. Faça valer o direito de quem quer que seja. Faça valer!
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